Quais São as ISTs Mais Comuns no Brasil?

Quais São as ISTs Mais Comuns no Brasil?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 340 milhões de novos casos de ISTs ocorrem anualmente em todo o mundo. No Brasil, a falta de uso consistente de preservativos contribui para o aumento da transmissão dessas infecções. Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 56,6% dos jovens entre 15 e 24 anos utilizam camisinha regularmente.

 

A seguir, confira as principais ISTs e suas características:

 

1. Clamídia

 

Causada por uma bactéria, a clamídia pode ser transmitida pelo contato íntimo sem proteção ou pelo compartilhamento de brinquedos sexuais. Os sintomas incluem corrimento amarelado, vermelhidão e dor na região pélvica. No entanto, em muitos casos, a infecção é assintomática, dificultando o diagnóstico.

 

2. Gonorreia

 

Também de origem bacteriana, a gonorreia apresenta sintomas como dor ao urinar, corrimento semelhante a pus, sangramento fora do período menstrual e até lesões na boca.

 

3. HPV (Papilomavírus Humano)

 

O HPV é um dos vírus sexualmente transmissíveis mais comuns e pode causar verrugas genitais, além de estar associado a alguns tipos de câncer, como o de colo do útero e ânus. A vacinação contra o HPV é uma importante forma de prevenção.

 

4. Herpes

 

Genital Essa infecção viral se manifesta por pequenas bolhas vermelhas agrupadas, que contêm um líquido contagioso. Além disso, pode provocar coceira intensa, febre e dor ao urinar.

 

5. Tricomoníase

 

Causada por um parasita, a tricomoníase pode provocar corrimento com odor forte, vermelhidão e coceira intensa. Além do contato sexual, a infecção pode ocorrer pelo compartilhamento de toalhas ou banhos.

 

6. Sífilis

 

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode se manifestar em diferentes estágios, cada um com sintomas distintos:

 

  • Primário: Surgimento de feridas indolores na região genital.
  • Secundário: Manchas rosadas na pele, que podem atingir a palma das mãos e a planta dos pés.
  • Terciário: Se não for tratada, pode afetar órgãos internos e o sistema nervoso.

 

7. HIV/Aids

 

O HIV compromete o sistema imunológico, tornando o organismo mais vulnerável a infecções. No Brasil, os índices de novos casos entre jovens de 15 a 24 anos têm aumentado nos últimos anos. Os primeiros sintomas podem incluir febre, suores noturnos, fadiga e diarreia.

 

Como as ISTs São Transmitidas?

 

Além do contato sexual desprotegido, as ISTs podem ser transmitidas de outras formas, como:

 

  • Da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação;
  • Compartilhamento de seringas ou agulhas;
  • Uso de objetos pessoais contaminados, como toalhas e lâminas de barbear;
  • Transfusão de sangue não testado.

 

Prevenção e Diagnóstico

 

A melhor forma de evitar as ISTs é utilizar preservativos em todas as relações sexuais. Além disso, exames periódicos são fundamentais para a detecção precoce e o tratamento adequado. Se você tem dúvidas ou quer realizar exames para ISTs, procure um laboratório de confiança e agende sua consulta. Cuidar da saúde é essencial!